A história do banho e os benefícios dos Spas andam lado a lado, pois, caso analisarmos o quanto o banheiro evoluiu nos últimos séculos, mudando totalmente sua função característica conforme os anos passaram, chegamos aos aconchegantes Spas com os banhos mais diferenciados possíveis.
Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre a história do banho e os benefícios dos Spas, para que você compreenda o quanto o banheiro se tornou um lugar de relaxamento ao longo dos séculos, chegando até os incríveis Spas de bem-estar que conhecemos atualmente. Leia conosco, vamos lá!
A história do banho
Como você deve bem imaginar, nem sempre as pessoas tiveram acesso à água potável como hoje em dia, sendo que um banho já foi artigo de luxo no passado. Atualmente, dificilmente você encontra uma casa sem um chuveiro, sendo que os brasileiros são a população que mais toma banho por dia, com uma média que chega a 3 duchas diárias em algumas regiões. Leia conosco e conheça um pouco mais sobre a história do banho:
O século XIX: os primeiros banheiros “privados”
Os primeiros anos do século XIX viram a introdução dos primeiros espaços domésticos dedicados ao banheiro de uma forma mais estruturada, embora, mesmo neste caso a higiene pessoal não fosse a principal necessidade, pelo contrário, era essencial alardear este tipo de “conforto”.
O conceito de “elite” está na base de todas as primeiras representações domésticas do banheiro: estamos falando de períodos em que a presença desse tipo de cômodo não é nada unívoca, mas oscila em função das áreas do planeta, mas sempre em qualquer caso ligado à aristocracia e todas as classes sociais altas.
Basta dizer que, do ponto de vista “técnico”, montar uma banheira e preparar todas as condições acessórias exigiu um esforço considerável, sendo necessário empregar um quadro de serviço bastante numeroso.
O século XIX e a disseminação do banheiro privativo
A propaganda a favor da importância da água para prevenir a intensificação dos fenômenos epidêmicos, aliada a um renovado impulso às práticas higiênicas, favoreceu uma verdadeira revolução na concepção do banheiro, tanto no plano público quanto no privado.
Os banheiros públicos encontraram renovada e importante difusão por todo o mundo. Seguindo a estruturação do banheiro público, favorecido por sistemas de canalização de água muito complexos, o serviço “banheiro doméstico” começou a aparecer.
Um novo conceito, agora desprovido das abordagens frívolas primordiais de eras passadas, mas devotado a uma função higiênica saudável e prática, permitiu que o banheiro de dentro de casa experimentasse uma difusão tão intensa quanto rápida, mesmo nas classes sociais menos abastadas.
Obviamente, o desejo de satisfazer as próprias necessidades higiênicas dentro da própria casa exigia uma rápida reformulação dos espaços de convivência.
As primeiras soluções nasceram por necessidade, tendo que se adaptar aos espaços já presentes, sendo assim, não era raro ver “banheiras móveis”, ou ainda mais frequentemente banheiras com dupla função (banheiras-camas, banheiras-sofás, banheiras-mesas etc.).
Até a linguagem teve suas modificações: o banheiro na verdade perdeu seu sentido mais frívolo, assim como algumas conotações genéricas como “sala íntima”, assumindo o termo mais específico de banheiro, espaço agora dedicado e perfeitamente autossuficiente também ao fornecimento da água.
Consequentemente, surgiram os primeiros móveis dedicados e fixos, ancorados por dutos e canos. Inicialmente, o local era adjacente à cozinha (para o fornecimento de água) e depois realocado para a proximidade do quarto, como que para atestar um efetivo desembaraço aduaneiro do ambiente.
Os sistemas de aquecimento de água também se especializaram: os recipientes – embora limitados – de água aquecida pelo gás da cidade foram cada vez mais difundidos.
O passo seguinte foi a difusão do abastecimento de água por toda a cidade, o que permitiu o abandono definitivo do abastecimento através dos poços: a água encanada se tornou uma realidade até nas classes populares e na periferia.
O banheiro em casas modernas
A globalização cultural tem implicações inevitáveis também no conceito de banheiro doméstico: a introdução da banheira de hidromassagem agora está enraizada no conceito de banheiro médio, embora a era moderna marque sempre a maior difusão do box fechado.
Atualmente, qualquer pessoa tem um banheiro em sua casa ou apartamento, contando com a mais alta tecnologia – caso desejar e puder pagar por ela – nos mais diversos móveis, existindo até mesmo vasos sanitários automáticos, além de chuveiros incríveis que fazem qualquer pessoa se espantar com tanta tecnologia.
Depois de tanta informação dá até vontade de tomar um banho relaxante de hidro! Aproveite e garanta a sua em nosso site!