Como já sabemos a banheira vitoriana é histórica. Foi onipresente em casas antigas e é o foco central de quase todos os banheiros mais charmosos e elegantes, já que geralmente é o elemento que mais chama atenção. 

Algumas pessoas têm a sorte de ter uma banheira vitoriana e todos os seus benefícios. Para você que ainda não tem ou possui algumas dúvidas, vamos mostrar para você tudo sobre essa banheira famosa e as vantagens que ela traz ao instalar uma em seu banheiro.

Se sua casa tem sua banheira original que precisa de conserto ou se você está procurando uma substituição adequada, este artigo o ajudará em todos os aspectos com as principais informações sobre a banheira vitoriana. 

História da Banheira Vitoriana

Antes do encanamento interno, as banheiras eram bastante rústicas e leves. Elas foram feitas para serem retiradas quando um banho era necessário e guardadas quando não eram utilizadas, já que o banho não era uma ocorrência comum no século 19, deixando a maioria das pessoas com um cheirinho bem desagradável. 

O design simples dessas primeiras banheiras era geralmente de estanho, chumbo ou caixas de madeira revestidas de cobre que eram cheias com baldes de água e sem ralos.

A ideia de encanamento interno estava se desenvolvendo rapidamente em nível municipal em cidades como Filadélfia, que foi a primeira cidade a mudar para tubos de ferro fundido em 1804. 

Com a criação do encanamento interno, como a maioria das novas invenções, foi inicialmente reservado apenas para aqueles que podiam pagar este novo luxo, mas não demorou muito para que o público em geral pudesse desfrutar dos benefícios de uma melhor higiene.

vitoriana

Assim, a banheira vitoriana teve suas origens em meados do século 18 na Europa, onde o design do pé com garra e bola foi inicialmente criado na Holanda e logo se espalhou para a Inglaterra e os estados depois disso. 

As primeiras banheiras vitorianas geralmente eram de metais, com exteriores pintados que descascavam e lascavam devido à expansão da banheira quando a água era adicionada. Este era um incômodo comum e que impedia a aceitação total do projeto até a década de 1880, quando um inventor escocês chamado David Buick criou um processo para unir esmalte de porcelana ao ferro fundido.

A banheira vitoriana se torna popular com seus benefícios e vantagens

Com o processo para unir com segurança o esmalte de porcelana ao ferro fundido, a banheira vitoriana tinha atingido seu ponto ideal. Os custos do encanamento interno estavam caindo, assim como os custos de trazer essas banheiras para o mercado principal. Combine isso com o crescente interesse por sabonete e banhos regulares, e a banheira vitoriana estava pronta para um crescimento explosivo, que é exatamente o que fez desde a década de 1880 até o início do século 20.

Em seu apogeu, as banheiras com pés começaram a se tornar mais variadas, com mais opções e designs para acomodar seu mercado em constante expansão. Novos tamanhos e formatos surgiram no mercado rapidamente. 

A banheira vitoriana além de trazer muito conforto para o seu banho, também traz muito charme e elegância para o seu banheiro, sendo os principais benefícios da sua utilização.

Estilos de banheira vitoriana

A maioria das banheiras vitorianas podem ser classificadas em alguns estilos distintos. Existem pequenas variações e opções de tamanho em cada estilo que podem criar uma sensação ligeiramente diferente para cada banheira vitoriana. 

Clássico

Uma banheira vitoriana de borda laminada padrão tem uma extremidade plana com um cano e torneira em um lado e uma extremidade arredondada no lado oposto. Ela se encaixa perfeitamente com o lado plano voltado para a parede e vem em vários comprimentos para acomodar banheiros menores. 

A banheira vitoriana de estilo clássico permite adicionar facilmente um chuveiro a uma das extremidades da banheira para que você possa aproveitar ao máximo seus benefícios.

Terminado Duplo

A banheira vitoriana com duas extremidades, se parece muito com o estilo clássico, mas ao invés de ter uma extremidade plana e outra arredondada, ela tem duas extremidades arredondadas. 

Isso quase sempre resulta em um design de banheira vitoriana, em que o encanamento e a torneira estão localizados no meio de um dos lados da banheira. Este estilo é melhor colocado no meio da parede e é mais confortável para o banho. A localização central da torneira torna a instalação do chuveiro um pouco menos utilizada.

Banheira vitoriana com Pedestal

A banheira vitoriana de pedestal geralmente é uma banheira com pé em forma de garra de duas extremidades ou duplo com os pés removidos e colocados em uma base sólida de pedestal.

Materiais utilizados nas banheiras vitorianas

Não são todas as banheiras vitorianas feitas de ferro fundido e porcelana? Não muito. Claro, essa é a opção mais popular, especialmente falando em termos históricos. Hoje em dia, novos materiais foram introduzidos para tornar as cubas mais leves e mais baratas, além de oferecer maior variedade. Vamos analisar alguns tipos.

Porcelana sobre Ferro Fundido

O clássico, e ainda favorito de muitos amantes da banheira vitoriana, é o tradicional revestimento de esmalte de porcelana em uma cuba de ferro fundido. É extremamente resistente e duradouro, e o acabamento pode ser facilmente restaurado repetidas vezes por meio de uma nova aplicação. 

vitoriana

As más notícias? As cubas de ferro fundido são pesadas e difíceis de mover. As boas notícias? Se você já tem uma em sua casa, ela pode ser restaurada por muito mais barato do que comprar uma banheira nova e você não precisa movê-la!

Outra coisa sobre as banheiras vitorianas de ferro fundido é que elas não se flexionam ou se movem quando água (e pessoas) são adicionadas a elas. Este não é um grande negócio da banheira vitoriana como é com banheiras embutidas, mas há algo a ser dito sobre ter uma banheira estável e bem construída que vai durar por muito tempo.

Acrílico

Por que você escolheria uma banheira vitoriana de acrílico quando poderia ter ferro fundido? Há algumas razões. Primeiro, as banheiras vitorianas de acrílico são muito mais acessíveis do que qualquer outro material. 

Em segundo lugar, elas são super leves e fáceis de mover. Este peso leve também pode ser uma grande ajuda ao instalá-lo no segundo andar de uma casa mais antiga que, de outra forma, poderia ter exigido uma estrutura adicional do conjunto de piso para acomodar uma banheira pesada de ferro fundido.

Cobre

Se um banheiro todo branco não é sua praia, uma banheira vitoriana de cobre pode ser o ajuste perfeito para você. É historicamente utilizado nos banheiros antigos na década de 1920 e muito popular na atualidade. 

A maioria é lacrada para evitar que o cobre fique verde com o uso, mas mantê-lo limpo é importante, pois pode mostrar o desgaste de maneiras diferentes do que em uma cuba de porcelana.

Reparação das banheiras vitorianas

Uma das melhores coisas sobre as velhas banheiras vitorianas é a sua capacidade de serem restauradas e reparadas. Pequenos danos podem ser consertados facilmente por qualquer proprietário com kits de remendo que estão prontamente disponíveis. 

Para banheiras enferrujadas ou muito gastas, é melhor pedir a um profissional que restaure a sua banheira vitoriana. Os materiais que os profissionais usam estão acima do que qualquer pessoa pode fazer. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *