As nossas dicas de como escolher a banheira certa para a sua casa são essenciais, portanto, acompanhar a leitura até o final é quase que uma obrigação. A banheira é a protagonista de um banheiro dedicado ao bem-estar e ao relaxamento.
Neste guia ajudamos você a escolher a banheira certa entre as diferentes instalações e as formas, tamanhos e materiais possíveis. Leia conosco e confira as especiais dicas de como escolher a banheira certa para a sua casa. Vamos lá!
2 diferentes tipos de banheiras
Começando com as dicas de como escolher a banheira certa para a sua casa, vamos conhecer os seus mais diferentes modelos disponíveis no mercado atual. Em primeiro lugar, escolha o tipo de banheira que pode instalar no seu banheiro, levando em conta o espaço que dispõe e a possibilidade de realizar trabalhos de alvenaria que sejam necessários. Leia:
1. Banheira embutida
Esta é a forma mais comum de instalação. A cuba é posicionada e depois coberta com uma estrutura de alvenaria, com cerca de 55-60 cm de altura, que pode ser posteriormente revestida com azulejos.
2. Banheira autônoma
É ideal em banheiros espaçosos onde a banheira se torna a protagonista, para ser colocada no centro do cômodo, no centro ou longe das paredes. Com um forte impacto estético e com um design retrô ou moderno, a banheira chega trazendo um aspecto refinado a este que é um dos melhores cômodos de toda uma residência.
Quais formas e tamanhos escolher para banheiras?
Continuando nossas dicas de como escolher a banheira certa para sua casa, chegamos ao tamanho e formato. Qual o tamanho do seu banheiro? Com base no tamanho do cômodo, avalie a forma e o tamanho de sua banheira ideal. Em um banheiro espaçoso, a escolha é ampla, já em banheiros pequenos, opte por banheiras pequenas, compactas ou assimétricas.
Escolha a forma e o tamanho mais adequados
1. Banheira retangular
O formato mais tradicional. O comprimento das banheiras retangulares vai de 100 cm, para menores com assento integrado, até 180 cm. Podem ter 70-75cm de largura, mas existem modelos que vão até 90cm. São adequadas para todos os tipos de instalações, embutidas ou independentes.
2. Banheira oval
As banheiras ovais podem ser semelhantes em tamanho às retangulares. Elas são ideais para banheiros médios a grandes. A estética é o principal elemento destas banheiras, podendo ser mais românticas e tradicionais ou ultramodernas.
3. Banheira de canto
As banheiras de canto são posicionadas em um canto do banheiro e otimizam o espaço. São muito confortáveis porque sua forma permite que você se deite confortavelmente como desejar. São recomendadas para banheiros médios e grandes.
4. Banheira assimétrica
Entre as dicas de como escolher a banheira certa para sua casa, essa é uma solução estética e de design. Essas banheiras são funcionais porque são instaladas na parede ou em um canto, permitindo otimizar o espaço.
- Alguns conselhos para escolher o tamanho da banheira:
- Assim como o espaço que você dispõe, leve em consideração sua altura e a dos demais membros da família, para que todos possam se sentir confortáveis;
- A posição na banheira é semi-reclinada: o tamanho de 160 cm costuma ser suficiente para poder mergulhar com conforto, deixando apenas os ombros e a cabeça para fora, para desfrutar de um banho agradável e relaxante;
- Caso procure uma banheira pequena, considere uma de modelo independente ou de canto: estas têm formas e alturas que permitem um assento confortável, apesar de terem dimensões mais compactas;
- Caso queira torná-la ainda mais perfeita, pode completar sua banheira com outros acessórios como: aquecedor, cromoterapia, cascata, entre outros.
Que material preferir para uma banheira?
Os materiais com que são feitas as banheiras caracterizam a sua resistência, segurança, facilidade de limpeza, mas também estética. Portanto, saber como escolher o material de que a banheira é feita é de suma importância. Leia:
1. Acrílico
É um material leve, de fácil manuseio e instalação, comumente utilizado em banheiras. Oferece alto grau antiderrapante e segurança mesmo com acabamento liso e esteticamente moderno. É antibacteriano, pois não é poroso e não se acumula sujeira. Também é fácil de limpar e manter ao longo do tempo porque é resistente a arranhões e impactos.
2. Gel Coat
É um material sintético moldável que permite criar formas originais e todo o tipo de cores. Durável ao longo do tempo porque resiste a arranhões e solavancos e pode ser facilmente reparado, além disso, sua cor e aparência permanecem inalteradas com o tempo. É antibacteriano e pode ser facilmente limpo com detergentes não agressivos. Também é muito confortável, seguro e antiderrapante.
Banheira com chuveiro
Combinar banheira e ducha é a solução ideal se não quer abrir mão do prazer e do conforto de cada uma das duas funções, principalmente se o seu banheiro for pequeno. Com paredes na banheira, você pode transformar a sua banheira em um espaço de banho. As paredes para banheiras oferecem bem-estar, funcionalidade e design, podendo ser revestidas parcial ou totalmente.
Misturadores e torneiras para banheiras
As torneiras da banheira possuem um botão ou pistão que serve para desviar o fluxo de água para o chuveiro ou para o barril para encher a banheira. Elas podem ser fixadas na parede ou na borda da banheira.
Como limpar e manter a banheira?
Limpe periodicamente a banheira, as torneiras, os chuveiros e outras peças de metal para remover o calcário e fazer com que durem ao longo do tempo. Siga estas etapas simples:
- Para as banheiras de acrílico, use apenas detergentes neutros ou vinagre branco e evite solventes e produtos químicos. Você pode renovar o brilho da superfície usando pequenas quantidades de pasta abrasiva em um pano macio;
- Para banheiras de gel coat: use um pano úmido e um detergente neutro. Não use detergentes agressivos e esponjas abrasivas. Por fim, para restaurar o brilho original, passe um pano macio e um pouco de pasta de polimento. Sempre siga as instruções do fabricante;
- Limpe as torneiras, desviadores e outras peças de metal com detergente neutro, sabão e água ou vinagre;
- Para remover o calcário, não use detergentes que contenham ácido clorídrico, ácido acético ou alvejante ou materiais abrasivos. Recomendamos o uso de limpadores específicos.
Agora que já conferiu nossas dicas de como escolher a banheira certa para a sua casa, está na hora de ir às compras. Siga nossos conselhos e tenha certeza de que irá realizar uma ótima escolha. Até a próxima!