A reforma do banheiro é importantíssima, e as nossas dicas importantes para a reforma do banheiro irão ajudar você nesse processo de revitalização deste, que é um dos cômodos mais importantes de toda a residência, afinal, estamos falando do lugar em que você chega e recarrega as energias com um delicioso banho, logo após um dia intenso de trabalho.
Mas, o que não deve faltar numa revitalização ou reforma de um banheiro? Quais são os itens indispensáveis? Por onde devemos começar essa reforma? Leia e confira as nossas dicas importantes para a reforma do banheiro, vamos lá!
As fases da renovação do banheiro

O processo de renovação completa de um banheiro se divide em várias fases, desde o momento em que demolimos aquilo que já estava feito até o momento em que colocamos o último tapete no chão. Leia e veja as dicas para a reforma do banheiro, passo a passo. Vamos lá:
1. Demolição
Depois de fechado o registro de água e retirado tudo aquilo que for de mobília, inicia-se a primeira fase da renovação, assim como a mais ruidosa, nomeadamente a demolição. O pedreiro deve desmontar as antigas peças sanitárias e demolir pisos, paredes e contrapiso. Junto com o encanador, então, são marcados os vestígios onde as novas tubulações e as peças sanitárias serão colocadas.
2. Sistema hidráulico
Uma vez que os tubos antigos tenham sido removidos, você pode prosseguir com a instalação dos novos seguindo as trilhas previamente marcadas pelo encanador no processo de demolição. Nas novas reformas, opta-se por tubos em materiais modernos como o PVC, que garantem alto desempenho a um preço acessível.
A fase dedicada ao encanamento é muito importante e deve ser acompanhada por um encanador profissional, a fim de evitar consequências desagradáveis como vazamentos de água. Vale ressaltar que todo o sistema hidráulico pode ser embutido no corpo da parede, sem a necessidade de ficar aparente, deixando todo o ambiente ainda mais clean e sofisticado.
3. Sistema elétrico
A instalação do sistema elétrico pelo eletricista também é extremamente importante. Nem sempre esta fase está prevista, mas caso sejam necessárias alterações ou substituições é necessário intervir, obviamente com o cuidado de respeitar sempre as regras estabelecidas para a garantia da segurança do lar.
Portanto, recomendamos que toda a fiação, caso seja antiga, seja trocada, e que todo esse processo seja realizado por um eletricista de qualidade, que traga segurança e uma mão de obra de alto padrão para a rede elétrica de seu banheiro.
4. Concreto
Depois de ter posicionado todos os sistemas, o pedreiro se encarrega de nivelar a parede com o concreto, tampando de forma embutida os sistemas elétrico e hidráulico, deixando o piso perfeitamente nivelado.
5. Colocação de revestimentos de piso e parede
Assim que o cimento estiver perfeitamente seco, é o momento de colocar os ladrilhos no chão e nas paredes. Nesta etapa, é muito importante que uma cola de excelente qualidade seja usada e que seja distribuída uniformemente.
Além disso, ninguém deve pisar no chão até que esteja completamente seco. Já nas paredes, o revestimento depende muito do seu gosto pessoal.
Na década de 1960, por exemplo, estava na moda o azulejo até o teto, mas hoje existe uma tendência de deixar a parede mais livre e cobri-la até cerca de 1,30/1,50 metros ou apenas em alguns pontos (perto da banheira de hidromassagem ou na altura da pia). O importante é que você use um material impermeável e resistente, como a cerâmica.
6. Pinte as paredes e o teto
Neste ponto a maior parte do trabalho já está concluída, sendo necessário pintar as paredes e o teto. É aconselhável optar por uma tinta solúvel em água já que o banheiro é um ambiente muito úmido, onde tende a se formar mofo.
Caso esteja buscando por algo mais neutro, mas não quer apostar diretamente em tons minimalistas que são caracterizados pelo preto e branco, é possível optar pelos tons pastéis, que já deixaram de ser uma moda passageira, tornando-se assim uma tendência constante.
Tons como esses deixam o ambiente mais clean e calmo, além da sofisticação que confere ao espaço. Porém, também é possível apostar em um banheiro mais escuro, desde que a iluminação seja bem feita para que não fique escuro até demais.
7. Acessórios
Finalizando as dicas importantes para a reforma do banheiro, depois que o cômodo estiver totalmente refeito, a reestilização pode ser finalizada com o posicionamento do porta toalha, porta papel higiênico, cortinas, espelhos, uma hidromassagem para deixar o banheiro ainda mais bonito e o seu banho ainda mais relaxante, e tudo o mais que você precisar.
A escolha do material está intimamente ligada ao estilo e cores predominantes no cômodo, os mais utilizados, no entanto, são o aço cromado, o plástico e a madeira, perfeitos para quem pretende dar ao ambiente um aspecto natural.
Lembre-se de que o banheiro é um local onde determinadas coisas precisam estar presentes, como shampoos, loções e outros produtos para a pele e para o corpo, portanto, a implementação de nichos pode ser uma boa escolha para quem gosta de maior organização, sendo possível colocá-los até mesmo dentro do box.
Quanto tempo demora uma reforma completa do banheiro?
Em geral, salvo complicações ou obras extremamente complexas e articuladas, a renovação completa de um banheiro demora no máximo 7 dias, até porque este ambiente é imprescindível na casa para que se tente não perder tempo desnecessário.
Infelizmente, durante algumas fases da renovação, o banheiro não pode ser utilizado e isso representa um incômodo para quem mora na casa, principalmente se for o único banheiro presente em toda a residência. Se, por outro lado, não for feita uma renovação completa, mas apenas uma mudança dos azulejos e dos utensílios de banho, tudo deverá ocorrer em média no prazo de 2/3 dias.
Qual é o melhor estilo decorativo para o banheiro?

Como forma de complementar ainda mais essas dicas importantes para a reforma do banheiro, trouxemos 3 dicas sobre o estilo decorativo que pode ser usado para que essa reforma se torne ainda mais interessante. Confira e escolha algum deles:
1. Estilo minimalista
Conforme mencionado anteriormente, o estilo minimalista é aquele em que tons neutros predominam, sendo marcado principalmente pelo preto e pelo branco. Aqui, as linhas retas predominam, o que significa que nichos, pias, espelhos e outros detalhes necessitam ser quadrados ou retangulares.
Lembre-se de que no minimalismo menos é mais, isso significa que quanto menos coisas estiverem à vista, melhor, portanto, aposte em apenas um armário no cômodo, grande o suficiente para não deixar nada à mostra.
2. Estilo industrial
O estilo industrial já fez parte do cotidiano das famílias brasileiras, mas ainda sim é uma boa escolha entre dicas importantes para a reforma do banheiro. Nele, caracteriza-se o uso de objetos que lembrem ferro e tons de preto ou marrom dourado.
3. Banheiro rústico
Gosta de algo mais natural? Então como última opção, mas não menos importante, temos a opção do banheiro rústico. Aqui, como pode imaginar, a madeira predomina deixando todo o ambiente um pouco mais pesado visualmente, mas trazendo consigo uma beleza realmente exuberante.
É possível encomendar uma pia feita de madeira tratada e com linhas onduladas que realmente lembram um tronco de árvore, além de que podem ser incluídas algumas plantas na decoração de todo o espaço. Recomendamos que deixe o ambiente com tonalidades mais escuras e aposte em uma boa iluminação.
Essas foram as nossas dicas importantes para a reforma do banheiro, do início ao fim e com algumas ideias de estilos decorativos que podem ser utilizados no seu cômodo. Gostou delas? Até a próxima!